Visita do Pai Jamil Rachid a Portugal

Em Setembro o TUPOMI recebeu o Embaixador da Umbanda do Mundo

PAI JAMIL RACHID REPRESENTOU A UMBANDA E OS CULTOS AFRO-BRASILEIROS NA CONFERENCIA DE CÚPULA DA PAZ MUNDIAL PARA O MILÉNIO, REALIZADA EM 28 DE AGOSTO DE 2000, NA SEDE DA ONU, EM NOVA IORQUE.
NESTA CONFERENCIA PARTICIPARAM MAIS DE 1200 SACERDOTES DE TODO MUNDO, 250 SÓ DA INDIA E A PRESENÇA DE JOÃO PAULO II.
Pai Jamil preparou toda a documentação sobre os fundamentos da Umbanda e dos cultos afro-brasileiros, apresentando, na Conferência, o trabalho realizado pela União de Tendas e mostrando, aos representantes de todo o mundo, a Umbanda e seu culto, inclusive, a festa de São Jorge e as festividades do Vale dos Orixás. “Essa Conferência foi realizada para mostrar a importância da entrada do terceiro milênio, porque os sacerdotes já previam que seria um terceiro milênio de sofrimento, completamente diferente dos séculos anteriores. Lembro-me ainda que o prédio da ONU é próximo ao prédio das torres gêmeas, e, quando um grande sacerdote asiático subiu na tribuna, olhava na direção das duas torres gêmeas e dizia que precisávamos pedir muito a Deus, pois ele via uma nuvem escura sobre Nova lorque. Meu Deus do Céu!!! Veja que profecia, que vidência e força espiritual tinha esse sacerdote quando nos dirigiu essas palavras”, comenta Jamil.

Presença do Pai Jamil no Espetáculo realizado no Teatro Sá da Bandeira



Dia 11 de Setembro de 2011 pelas 15h, realizou-se no Teatro Sá da Bandeira no Porto, um espectáculo de divulgação da Umbanda dedicado ao Pai Jamil e a toda a comunidade Umbandista.

O evento dividiu-se em 3 partes.:

1ª Parte - Homenagem às ENTIDADES

2ª Parte - CONFERÊNCIA

Confêrencia presidida por BABALORIXÃ JAMIL RACHID

3ª Parte - Homenagem aos ORIXÁS

Contou com as presenças de.:

BABALORIXÂ Jamil Rachid
EKEDI Yara Rachid
Pai Dalmo de OXALÁ
YALORIXÂ Elsa de OYA
Pai Artur de XANGÔ
Professora Drª Clara Saraiva - Antropóloga
Pai Claudio de OXALÁ - ATUPO
Pai Nuno de XANGÔ - Barracão de XANGÔ
Pai Helder de OYA - ILÉ AXÉ de OYA
BABALORIXÂ Daniel de OXOSSI - ILÉ AXÉ ODÉ IFÉ OJU ORO
BABALORIXÁ Jomar de OGUN - ILÉ ASÈ OMIM OGUM
BABALORIXÁ Paulo de YEMONJÁ - ILÉ ASÈ OMIM OGUM 



Pai Jamil visita a Legião da Boa Vontade

No passado dia 9 de Setembro, a Legião da Boa Vontade recebeu a visita de Jamil Rachid, representante mundial da Umbanda, nas suas instalações da cidade do Porto, na rua Rodolfo de Araújo. Jamil Rachid ficou muito bem impressionado com o trabalho da Instituição, que continua a crescer no nosso país e sublinhou a importância de fazer a Caridade!

 

O Pai Jamil, como é tratado no âmbito da religião Umbandista, é amigo da LBV desde os tempos da sua fundação. À nossa reportagem, declarou ter conhecido o Fundador da Legião da Boa Vontade, Alziro Zarur e confirmou toda a amizade fraterna que o une à LBV e ao seu presidente José de Paiva Netto. 

Jamil Rachid, sublinhou ainda a grandeza e o prestígio da Legião da Boa Vontade no Brasil, ressaltando a importância do Ecumenismo promovido pela Organização. O Templo da Boa Vontade, foi também lembrado com emoção, das suas visitas ao Templo Ecuménico da LBV em Brasília. 


A convite de Jamil Rachid, a Legião da Boa Vontade participou do 1º Encontro da Umbanda em Portugal, realizado no dia 11 de Setembro, no Teatro Sá da Bandeira – Porto.

Realizado com o objetivo de divulgar a religião Umbanda que, segundo Jamil Rachid, precisa ser vista como uma “religião universal”. A organização do evento foi feita pela Sra. Elsa Conde, que representa o TUPOMI - “uma associação civil e religiosa, sem fins lucrativos, cuja finalidade é o estudo e a prática de rituais umbandistas independente de preconceitos. Foi fundado a 1 de Setembro de 2002, na cidade da Maia, sendo filiado na União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil e autorizado pelo Superior Órgão de Umbanda de São Paulo.” 

No segundo momento do evento, Jamil Rachid presidiu a conferência, onde destacou a importância da prática da caridade e o amor ao próximo. No final de sua palestra agradeceu a presença dos representantes da Legião da Boa Vontade de Portugal e parabenizou o presidente da LBV, José de Paiva Netto, pelo belo trabalho social realizado em todo o mundo.


Agradecimento a todos os patrocinadores do evento realizado no Teatro Sá da Bandeira